Get Adobe Flash player

Connect Caju

Jornal do Caju

1Edicao

2Edicao

Reunião NP 2018

BNI,INCAJU,FDA

Assinatura de Protocolos

BNI, INCAJU E FDA FIRMAM PROTOCOLO PARA A PROMOÇÃO DO FINANCIAMENTO AO SECTOR AGRÁRIO E SUBSECTOR DO CAJU

O Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar (MASA) através do Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA) e Instituto de Fomento do Caju (INCAJU) assinaram segunda-feira, 20 de Agosto de 2018, dois Protocolos com o Banco Nacional de Investimento (BNI), que visam a criação de dois Fundos de Garantia de Crédito dos financiamentos ao sector agrário e ao subsector do caju, respectivamente.

Pretende-se com a assinatura destes Protocolos promover maior acesso ao crédito para o sector agrário e ao subsector do caju com baixo nível de exigência de colaterais e a taxa de juros baixas relativamente as do mercado através da concessão duma cobertura do risco de crédito até 80.00% (oitenta por cento) do financiamento concedido aos projectos do sector agrário e do subsector de caju em particular.

Ainda ao abrigo destes Protocolos, o BNI, FDA e o INCAJU irão co-mobilizar recursos financeiros e assegurar a implementação dos respectivos projectos assim como partilhar o risco em prol do desenvolvimento de cadeias de valor (produção, processamento e comercialização) do sector agrário e do subsector do caju.

Os dois Fundos de Garantia estão avaliados, numa primeira fase, em 250 Milhões de Meticais, dos quais MT 190 milhões serão alocados para a garantia do Risco de Crédito do sector agrário e MT 60 milhões para a garantia do Risco de Crédito do subsector do caju.
Os Fundos beneficiarão:
(i) micro, pequenos e médios agricultores e empresas que actuam no sector agrário e subsector do caju; e
(ii) Projectos de investimentos para a produção, processamento e comercialização de diversos produtos do sector agrário e subsector do caju. Espera-se com assinatura destes protocolos, promover maior acesso ao crédito em condições preferenciais ao sector agrário, estimular a produção e a produtividade agrária, geração de renda e emprego, melhoria da balança comercial pelo estimulo às exportações e substituição das importações dos produtos alimentares.
Rubrica dos Protocolos Dr. Tomás Matola – Presidente da Comissão Executiva do BNI, Eng. Ilídio Bande – Director Geral do INCAJU e Dr. Eusébio Tumuitikile – Presidente do Conselho de Administração do FDA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Calendário

Novembro 2018
S T Q Q S S D
« Set    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Tomada de Posse

Rede Social

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • Digg
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email

Festival Caju 2015

gala

Reunião NP 2017

gala

Facim 2018